Com a temporada das festas de fim de ano em pleno andamento, a preocupação das entidades de segurança viária redobra com os riscos do uso do álcool na direção. O aumento do consumo de bebidas nesta época é grande e potencializa as ocorrências no trânsito. Mas vale destacar que beber e dirigir é crime e, ainda assim, muita gente se arrisca, colocando todos em perigo.
Existem, também, muitos mitos em torno da questão de beber e dirigir. Tem gente que aposta que comer, tomar café ou tomar banho podem reduzir os efeitos do álcool. O OBSERVATÓRIO comprova que isso não passa de mito, pois para uma direção segura, o motorista deve ficar longe das bebidas.
O OBSERVATÓRIO também esclarece que não existem limites seguros de consumo de bebida na direção. O melhor, se for beber, é não dirigir sob nenhuma hipótese. Use alternativas como pegar carona com pessoas que também não bebam, usar táxis ou o transporte coletivo.
Uma questão a ser lembrada é que mesmo para o pedestre, o risco com a ingestão de bebida é grande, pois ao perder reflexos e a atenção com o álcool, ele pode sofrer atropelamentos e causar acidentes.
Fonte: http://www.onsv.org.br/noticias/cuidado-com-o-alcool-durante-as-festas-se-for-dirigir-nao-beba/