sábado, 28 de julho de 2018

A importância do Check-List



Uma dica importante para o nosso dia a dia prevencionista é a utilização das listas de verificação ou check-lists.

O ideal é que todos os equipamentos e ferramentas possuam listas de verificação que proporcionem aos operadores e usuários checarem, antes da realização das atividades, as condições destes.

Um outro ponto que deve estar claro nos check-lists é que todos os itens que forem impeditivos para o funcionamento ou utilização das ferramentas devem estar bem identificados e destacados nos checks. Uma forma de fazer com estes estejam bem destacados é sinalizando os itens críticos com a cor Vermelha, por exemplo.

Reforce em sua empresa a utilização dos check-lists para garantir maquinas e equipamentos em melhor condição e portanto mais seguros

Escrito por: Nonato Soares

terça-feira, 3 de julho de 2018

Dialogo Diário de Segurança - DDS

Se sua empresa possui um sistema mínimo de gestão em segurança, com certeza deve possuir uma ferramenta chamada Diálogo Diário de Segurança - DDS.

Essa é uma ferramenta muito poderosa, entretanto, deve ser utilizada de forma adequada por todos, empregados e liderança.

Uma dica importante é manter, como o nome da ferramenta já diz, o diálogo entre os trabalhadores nesse momento. Este não pode ser um momento em que uma pessoa lê um texto pré-determinado e os outros ficam ouvindo. 

O ideal é que os trabalhadores falem sobre as atividades que irão ocorrer durante o dia e o risco sobre aquelas atividades, assim, fica mais fácil de se planejar as tarefas e identificar os riscos, traçando as medidas preventivas.

Experimente fazer assim, você verá os resultados !!!

Escrito por: Nonato Soares


País registra mais de 37 mil multas por acidentes ocupacionais

De acordo com dados do Ministério do Trabalho, nos primeiros quatro meses do ano foram aplicadas 37.336 multas por causa de acidentes de trabalho em todo o Brasil.

Segundo o ministro do Trabalho, Helton Yomura, a nova equipe da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) está priorizando a saúde e segurança do trabalhador. “O foco da nova gestão será a prevenção, com melhorias das ações fiscalizatórias nas áreas de saúde e segurança no trabalho e investimento em qualificação técnica”, observou.

Das autuações, o não cumprimento de exigências do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, previsto na Norma Regulamentadora nº 7, é o caso mais frequente registrado pela fiscalização.

A NR-7 estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional com o objetivo de promoção e preservação da saúde dos trabalhadores. O programa tem caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho.

Estados campeões

São Paulo é o Estado que registra o maior número de casos de não cumprimento das normas de segurança e saúde do trabalhador. Apresenta 15,54% dos 78.383 verificados pela fiscalização do Ministério do Trabalho em 2017. Ou seja, foram 12.180 autuações a 3.329 estabelecimentos no estado.

Somente nos primeiros quatro meses de 2018 já foram aplicadas 37.336 multas em todo o país a 9.093 unidades visitadas pela inspeção do trabalho. Já em São Paulo foram 5.463 punições por descumprimentos à prevenção de acidentes de trabalho em 1.403 estabelecimentos no mesmo período.

Em segundo lugar, Minas Gerais teve 10.537 autos aplicados em 2.147 empresas no ano passado. Já este ano, foram 4.117 autuações a 791 unidades empresariais. Os dois estados brasileiros são também os que mais geram postos de trabalho formais no Brasil, correspondem a 29,78 % em São Paulo e 10,93% em Minas Gerais, de todos os vínculos trabalhistas no território nacional.

Outros estados que também apresentaram número elevado de autuações em razão de omissão na prevenção a acidentes de trabalho. Em 2017, no Rio Grande do Sul foram 6.995 multas emitidas; Rio de Janeiro, 6.617; Santa Catarina, 5.384; Paraná, 4.959; Bahia, 3.871; Mato Grosso, 3.781; e Goiás, 3.491.

Fonte: http://revistacipa.com.br/pais-registra-mais-de-37-mil-multas-por-acidentes-ocupacionais/

Disponibilizada prévia da nova versão do Manual de Orientação do eSocial



Está disponível na área de Documentação Técnica do Portal do eSocial a prévia da nova versão do MOS - Manual de Orientação do eSocial

O Manual foi revisto para abranger todas as alterações promovidas no eSocial até o momento, inclusive quanto às Notas Técnicas e Nota de Documentação Evolutiva. O MOS compõe a documentação do eSocial, trazendo regras de utilização do sistema, prazos de envio dos eventos, além de exemplos e explicações mais detalhadas sobre diversos pontos relatados por usuários.

A versão final desta atualização do Manual ainda aguarda publicação oficial pelo Comitê Gestor do eSocial, mas os usuários já podem desde logo utilizá-lo para esclarecer suas dúvidas.

Fonte: http://www.protecao.com.br/noticias/geral/disponibilizada_previa_da_nova_versao_do_manual_de_orientacao_do_esocial/Jyy5A5jbJa/12492