sexta-feira, 22 de julho de 2016

7 Passos para a utilização de extintores de incêndio



Quando falamos em sistemas de prevenção e combate a incêndios um dos pontos que sempre lembramos é sobre os extintores de incêndio.
Por onde quer que estejamos,  principalmente dentro da área industrial, nos deparamos com este equipamento que é muito comum para a maioria das pessoas, entretanto, uma coisa é conhecer o extintor, outra é saber utilizar.
Muitas pessoas nunca foram treinadas sobre a forma correta de como utilizar estes equipamentos por isso seguem 9 passos básicos para a utilização do extintor de incêndio:

1 - Verifique se o tipo de extintor é adequado para a classe de fogo que você que apagar.
Antes de utilizar um extintor de incêndio certifique-se de que o agente extintor é aquele adequado para o tipo de incêndio ou princípio de incêndio que se esta querendo extinguir. Caso este seja inadequado pode gerar incidentes graves.

2 - Veja se a inspeção do extintor de incêndio está em dia.
Para que um extintor de incêndio seja eficaz, é necessário que a sua inspeção preventiva esteja em dia. Caso sejam identificados extintores com a sua inspeção vencida, estes devem ser enviados imediatamente para a manutenção.

3 - Remova a trava e o lacre do extintor de incêndio.
É importante lembrar que todos os extintores devem possuir a trava contra acionamento inadequado e o lacre desta trava e antes da sua utilização estes devem ser removidos.

4 - Posicione o extintor para a sua utilização segurando na mangueira, para os casos de utilização de extintores de CO2 nunca segure na mangueira. 
No extintor de CO2 deve - se segurar no punho pois devido a baixa temperatura do agente extintor esse pode queimar as mãos de quem estiver utilizando.

5 - Direcione o extintor para a base do fogo.

6 - Mantenha o extintor na posição vertical e aperte o gatilho.

7 - Movimente a mangueira de um lado para o outro e aplique o agente extintor sobre a área do fogo.

8 - Aperte o gatilho e descarregue o extintor por completo.

9 - Após a utilização do extintor encaminhe o mesmo para a manutenção para a recarga.


Escrito por Nonato Soares.

domingo, 3 de julho de 2016

Aprovada proposta que classifica amianto como perigoso

Brasília/DF - A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 176/11, do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), que classifica o resíduo de amianto ou asbesto como resíduo industrial perigoso.

São considerados perigosos os resíduos provenientes de atividade de mineração ou industrialização e também os produtos que contenham restos industriais de amianto ou asbesto.

O relator, deputado Laercio Oliveira (SD-SE), fez algumas alterações no texto original por meio de substitutivo.
Com a mudança, será considerado resíduo pesado apenas o amianto in natura, em pó ou em fibras - que pode ser inalado. O projeto incluía os materiais derivados do fibrocimento - como telhas e caixas d´água - que tem baixa concentração de amianto (8%). Segundo o deputado, isso inviabilizaria a construção de casas populares.

Em outra alteração, o relator sugere que o descarte dos resíduos seja definido durante o processo de licenciamento ambiental do empreendimento. Pelo texto original, o descarte seria feito em aterros industriais.

"Não seria razoável determinar o aterramento deste material, visto que já são utilizadas tecnologias que privilegiam a redução e o reuso, conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)", explicou o parlamentar.

Tramitação
A proposta será analisada de forma conclusiva pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Data: 29/06/2016 / Fonte: Câmara dos Deputados