terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Esclarecimento sobre suposta NR 37

Conheçam abaixo o texto na integra da nota de esclarecimento do do MTE sobre a suposta NR 37.

NOTA DE ESCLARECIMENTO 

O Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho tomou conhecimento da circulação de arquivo nas redes sociais referente a uma suposta NR 37 - Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho, que estaria em consulta pública. 

É importante esclarecer que toda e qualquer consulta pública referente a Normas Regulamentadoras somente é realizada por meio da página eletrônica do Ministério do Trabalho, na área referente à Fiscalização em Segurança e Saúde no Trabalho. No site eletrônico, encontra-se a opção “Normatização”>“Consultas Públicas”, na qual é possível acessar quais documentos que estejam expostos à opinião da sociedade. Basta usar o link: e qualquer cidadão pode ter acesso ao conteúdo, bem como deixar suas críticas e sugestões. 

Com relação a uma eventual nova norma sobre o tema, é importante informar que foi iniciado, em 2010, na Comissão Tripartite Paritária Permanente - CTPP, um processo para criação de um Grupo Técnico - GT visando à elaboração de uma NR sobre Gestão em SST e que substituiria a atual NR 01. Para isso, foi criado um Grupo de Estudos Tripartite - GET em 2011, que auxiliou o citado GT na produção de uma minuta de NR, a qual foi submetida à consulta pública em 2014. Em razão de grandes divergências de ideias apresentadas pela sociedade, inclusive pelas representações da CTPP, não houve consenso na Comissão, e as discussões encontram-se atualmente suspensas. 

Importante esclarecer, ante o exposto, que a minuta produzida e disponibilizada à época em consulta pública difere totalmente do texto falso ora disseminado eletronicamente. 

Finalmente, sugere-se ao todos os interessados que utilizem o e-mail para dirimir quaisquer dúvidas surgidas no âmbito da elaboração das Normas Regulamentadoras. 

Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho

Fonte: http://trabalho.gov.br/seguranca-e-saude-no-trabalho/comunicados

Nenhum comentário:

Postar um comentário