Uma das principais responsabilidades do líder é cuidar da equipe e dar recursos para que esta realize os trabalhos e desafios propostos.
Quando falamos em cuidar da equipe, não significa apenas acompanha-la, mas sim estar atento a qualquer desvio ou sinal que esta possa dar de que não está indo bem.
Um boa forma de ver isso, é acompanhando as rotinas e conversando com os empregados. Uma conversa aberta e franca com os empregados pode mostrar alguns sintomas em que o líder deverá intervir.
Uma prática que pode ser adotada é a participação efetiva nos diálogos de segurança que é a rotina diária em grande parte das empresas onde os empregados realizam um diálogo sobre assuntos de segurança. Não digo a simples participação nessas rotinas, mas sim uma participação ativa, buscando sempre perceber como estão os empregados através de seus sinais corporais, mudanças de humor, nível de atenção entre outros que podem revelar que esses precisam de ajuda.
Uma vez identificado qualquer ponto de atenção é papel do líder agir imediatamente, ou seja, não permitir que esse empregado se exponha aos riscos retirando-o e dando o tratamento adequado.
Esse tratamento adequado pode ser desde uma conversa com o empregado ou grupo de empregados, até a liberação ou encaminhamento deste para o atendimento médico.
A identificação e tratamento destes sinais antes da jornada de trabalho faz toda a diferença para que as atividades sejam realizadas com segurança e também ajuda a criar uma relação mais positiva entre líder e liderado, visto que todas as ações que serão tomadas será fruto de uma conversa entre ambas as partes.
Experimente participar do diálogo diário de segurança com esse viés.
Escrito por Nonato Soares.
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