domingo, 22 de fevereiro de 2015

SEGURANÇA NO IÇAMENTO DE CARGAS - 12 REGRAS BÁSICAS


Escrito por Nonato Soares.



Içamento de cargas é uma das tarefas mais realizadas no dia a dia da construção civil e montagem eletromecânica em todo mundo. Você não vê uma só obra acontecendo sem que seja observado um guindaste, uma grua ou outro equipamento que eleve e posicione cargas.

Se por um lado esses equipamentos são fundamentais para reduzir o esforço das pessoas na realização das atividades além de propiciar um fantástico aumento de produtividade, eles também são uma fonte de risco que precisa sempre ser gerenciada.

Não são raros os casos onde vemos guindastes tombando e cargas caindo. Para tentar auxiliar  vocês na identificação destes riscos e definição de medidas preventivas, seguem algumas dicas que devem ser levadas e consideração durante o içamento de cargas:

1 - Os equipamentos devem estar em perfeito estado de conservação e as manutenções devem estar em dias  - Todos os equipamentos de movimentação de cargas devem possuir um plano de manutenção preventiva e este precisa ser cumprido a risca. Nunca aceite alguém dizer que qualquer tipo de vazamento em equipamentos de movimentação de cargas é normal.

2 - O local onde o equipamento será instalado / patolado deverá possuir a estabilidade comprovada - É muito comum não se verificar a condição do solo onde os equipamentos de movimentação de carga serão instalados / patolados. A verificação destes locais através de analise técnica é fundamental para a segurança da operação. Nunca se esqueça de utilizar os médices para a realização das atividades, nunca permita as patolas diretamente no solo sem a utilização destes acessórios;

3 - Deve-se conhecer a carga a ser içada - Algumas informações da carga a ser içada são indispensáveis para uma movimentação segura como: peso, geometria, ponto de pega, centro de gravidade entre outros;

4 - Os operadores deverão ser capacitados - Todos os operadores dos equipamentos deverão possuir capacitação / certificação para a operação dos equipamentos. Não existe operador de equipamentos de içamento de carga sem treinamento específico no equipamento que esta sendo operado;

5 - Deve ser definido um sinaleiro e este precisa ser capacitado - Não pode haver mais de uma pessoa orientando o operador na movimentação de cargas. A pessoa definida para fazer esta orientação deve ser definida previamente e estar devidamente capacitada para auxiliar na operação;

6 -Toda a área da movimentação de carga deverá estar isolada - Toda a área da movimentação da carga deverá esta isolada e sinalizada e ninguém poderá acessar esta área enquanto a atividade estiver sendo executada. É importante ressaltar que caso o içamento seja realizado próximo a redes elétricas, estas devem estar devidamente desenergizadas e bloqueadas contra religamentos não autorizados.

7 - Não é permitida que a carga passe sobre pessoas - O operador é o responsável direto pela movimentação e não pode içar carga sobre pessoas. Caso este identifique este tipo de prática, a atividade deverá ser paralisada imediatamente;

8 - Pessoas não podem realizar atividade sob a carga - Não deve ser permitida a realização de nenhuma atividade abaixo da carga içada. O trabalho deve ser previamente planejado para que não haja este tipo de exposição;

9 - Utilize cordas guias para auxiliar na movimentação e posicionamento da carga -  Toda movimentação de carga deverá ser auxiliada por cordas guias, o que evita que as pessoas exponham as mãos e dedos na carga. É importante ressaltar que as pessoas que conduzem a corda guia fiquem fora do raio de ação da carga;

10 - Todos os acessórios deverão ser previamente definidos de acordo com a carga a ser içada e inspecionados - Os acessórios como cabos, estropos, manilhas, cintas entre outros devem ser dimensionados de acordo com a carga. Todos os acessórios devem suportar o peso da carga de acordo com a sua tabela que sempre é entregue pelo fabricante. Estes devem passar por inspeção prévia antes da utilização e esta deve ser registrada;

11 - O vento influencia diretamente na movimentação de cargas - A velocidade do vento limite deve ser estudada para todas as movimentações de carga. Caso os guindastes não possuam anemômetro é fundamental que a obra possua um equipamento para  constante monitoramento;

12 - Deve-se elaborar um plano de rigging para a movimentação das cargas - O plano de rigging é o planejamento da movimentação de carga e informa todos os detalhes de como esta deve acontecer. É fundamental que para todos os içamentos este planejamento seja elaborado e ele deve ser feito por profissional qualificado e habilitado.


6 comentários:

  1. uma pergunta: o operador pode operar o guindaste do mesmo lado em que a carga está sendo içada?

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    1. Bom dia. É recomendado que o operador não opere do mesmo lado que a carga está sendo içada. Ele deve operar fora do raio de ação da carga e do equipamento e em local onde seja fácil a sua evacuação. Vale ressaltar que hoje já existem tecnologias, como controles remotos, onde os operadores podem fazer a operação fora do raio de ação, longe dos equipamentos e com uma melhor visualização das atividades.

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  2. Bom dia. É recomendado que o operador não opere do mesmo lado que a carga está sendo içada. Ele deve operar fora do raio de ação da carga e do equipamento e em local onde seja fácil a sua evacuação. Vale ressaltar que hoje já existem tecnologias, como controles remotos, onde os operadores podem fazer a operação fora do raio de ação, longe dos equipamentos e com uma melhor visualização das atividades.

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