Uma dos conceitos muito conhecido na Segurança do Trabalho, é o conceito da Hierarquia de Controles de risco, que vão desde a eliminação dos riscos até a utilização de EPI's, passando por vários níveis conforme a imagem acima.
Entretanto, após a implantação dos controles existe um grande ponto de atenção, que é a degradação destes, ou seja, com o passar do tempo aquele controle por ir perdendo efetividade e assim deixar de fazer o seu papel na prevenção de acidentes.
Para evitar essa degradação é fundamental que seja realizada a gestão destes controles. Eles devem ser acompanhados por indicadores, rotinas de verificações, inspeções de segurança ou um sistema com um conjunto dessas três ações. Essa gestão precisa ser capaz de identificar se o controle está degradando e definir estratégias para que essa degradação não ocorra.
Não podemos esquecer também que deve ser realizada a verificação da eficácia, e caso este não esteja mais sendo eficaz, traçar ações para que esse controle volte a ser eficaz.
Escrito por: Nonato Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário