Se você trabalha em uma empresa que se enquadra na NR05 e possui a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidente) formada, com certeza já ouviu falar que essa comissão realiza reuniões para discutir sobre os assuntos referente à segurança dos empregados.
Pois bem, que essas reuniões acontecem, não é segredo para ninguém, entretanto, a pergunta que gostaríamos de fazer é: Você já participou da reunião da CIPA de sua empresa?
Se a resposta for não, não se assuste. Em várias empresas a reunião da CIPA se resume a convocar somente os membros dessa comissão, ou seja, os membros efetivos e suplentes, tanto por parte dos trabalhadores quanto por parte dos empregados.
Entretanto, esse é um paradigma a ser quebrado. As reuniões da CIPA não são somente para os seus membros, elas devem ser abertas a todas as pessoas que quiserem participar. A participação de outras pessoas, que não os membros da CIPA, é fundamental para que os assuntos tratados na reunião e as decisões tomadas cheguem o mais rápido possível a todos os membros da empresa, pois a disseminação da informação se torna mais rápido se a maioria das pessoas estiverem participando.
Para que a participação de outras pessoas aconteça e a reunião da CIPA se torne mais forte algumas ações são necessárias, como por exemplo, as reuniões precisam ser convocadas e o convite tem que chegar a todas as pessoas, por isso, na sua empresa, utilize formas convocação para que todos saibam quando a reunião da CIPA acontecerá. Utilize murais, e-mails, agendas eletrônicas ou avisos em circulares, pois o importante é todos saberem quando a reunião irá acontecer.
Uma vez que todos saibam do dia, a hora e o local da reunião, outro questionamento poderá ser realizado: Quais pessoas da sua empresa querem ir até a reunião da CIPA?
Um dos grandes motivos das pessoas não gostarem ou não quererem ir na reunião da CIPA é que na grande maioria das vezes essa reunião é unicamente para cumprir uma obrigação prevista na NR e por isso é uma reunião monótona.
Entretanto, essa é uma imagem que nós, profissionais de S&S podemos mudar, com dedicação e muito trabalho.
Realizar uma reunião da CIPA participativa, dinâmica, e com a participação das pessoas da empresa é totalmente possível, desde que alguns passos sejam realizados.
Veja agora alguns passos para que essa reunião seja reconhecida como uma das melhores reuniões de sua empresa:
1 – A participação da Liderança é Fundamental;
O primeiro passo para que a reunião seja efetiva é a participação da Liderança. Quando a liderança da empresa participa da reunião ela está deixando claro a importância da segurança e da CIPA dentro do processo da empresa. O ideal e que os Diretores, Gerentes e Supervisores participem ativamente da reunião e influenciem as suas equipes a participar.
2 – Faça um Quebra-Gelo no início da reunião;
Como se diz no ditado, “A primeira impressão é a que Fica”, inicie a reunião fazendo uma dinâmica de interação e integração entre os participantes, sempre com a reflexão desse quebra-gelo voltado para segurança. Isso faz com que os participantes se motivem a interagir durante a reunião e participarem efetivamente da reunião.
3 – Crie uma pauta diferenciada, não falando apenas dos itens obrigatórios por norma;
Não fale apenas de problemas na reunião da CIPA, crie uma pauta diferenciada, com momentos diferenciados como apresentações de empregados ou áreas, apresentação de vídeos de reflexão ou outros momentos que sejam diferenciados.
3 – Crie momentos em que os membros da CIPA ou Empregados possam apresentar os trabalhos preventivos realizados em suas áreas;
Os membros da CIPA também precisam estar engajados e precisam apresentar os seus resultados, portanto, façam também eles apresentarem os seus trabalhos realizados em seus setores. Isso faz que eles se motivem a estarem sempre realizando ações voltadas para a segurança.
4 – Faça reconhecimentos dentro da reunião da CIPA;
Crie momento de reconhecer os cipeiros, os setores das empresas e até as lideranças com certificados, medalhas, troféus entre outros.
5 – Sempre finalize com uma reflexão ou desafio;
Ao fim da reunião, deixe um desafio ou firme um compromisso de atitude, ação ou comportamento com todos os participantes e na próxima reunião, colete exemplos da aplicação desse compromisso.
Cumprindo esses passos você poderá testemunhar a evolução dessa importante reunião e o fortalecimento gradativo da CIPA.
Experimente !!!!!!
Escrito por Nonato Soares.
Olá. Sou técnico em segurança do trabalho e instaurei CIPA em nossa empresa. Tivemos 3 reuniões e, a partir daí, os cipeiros não comparecem às reuniões. Há 3 meses tento realizar as reuniões e nenhum dos 6 membros comparecem. O que devo ou posso fazer??? Não encontrei respostas na NR. Agradecido.
ResponderExcluirBom dia Állister. Neste caso sugiro levar o fato à liderança da empresa, informando a dificuldade da participação dos membros, realização das reuniões e, inclusive sobre o passivo de sanções da SRT local pelo não cumprimento de uma obrigação legal que é a realização da reunião.
ExcluirUma outra forma é fazer uma reunião com os membros e líderes e fazer com eles uma verificação do porquê a presença deles nas reuniões está sendo baixa, e a partir daí, elaborar um plano de ação para que as reuniões sejam mais efetivas e atrativas.
Bom dia Állister. Neste caso sugiro levar o fato à liderança da empresa, informando a dificuldade da participação dos membros, realização das reuniões e, inclusive sobre o passivo de sanções da SRT local pelo não cumprimento de uma obrigação legal que é a realização da reunião.
ResponderExcluirUma outra forma é fazer uma reunião com os membros e líderes e fazer com eles uma verificação do porquê a presença deles nas reuniões está sendo baixa, e a partir daí, elaborar um plano de ação para que as reuniões sejam mais efetivas e atrativas.
O QUE VOCÊ SUGERE DE DINÂMICA ?
ResponderExcluir