sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Ausência de Percepção de Risco?

Todas as vezes que acontecem os acidentes nas empresas, inicia-se todo o processo de investigação e análise destas ocorrências.
Neste processo sempre buscamos identificar as causas que contribuíram para que estes eventos ocorressem. Nesta busca por causas muitas vezes nos deparamos com causas administrativas, causas organizacionais e causas que envolvem as pessoas. Quando identificamos causas que envolvem pessoas, uma em especial, aparece com certa frequência nas investigação que é a "ausência de percepção de riscos".
Se partirmos do pressuposto que percepção é o ato de perceber algo, podemos afirmar que, no ambiente do trabalho estamos sempre percebendo as pessoas, os ambientes, as atividades e tudo que nos norteia dentro da empresa e portanto, todos possuem percepção. O que acontece por vezes é que por alguns motivos esta percepção que  é afetada por outros fatores que podem ser tanto internos quanto externos que chamamos de ativadores.
Os ativadores são divididos em Psicológicos, Cognitivos, Sociais e Fisiológicos.
Psicológicos: São fatores psicológicos como pressa, ansiedade, preocupações com situações internas ou externas ao trabalho que influenciam no indivíduo fazendo-o perder o foco ou a atenção no trabalho.
Cognitivos: Os fatores cognitivos indicam o quanto as pessoas conhecem a atividade que estão realizando e como os procedimentos, se existentes, informa as pessoas sobre o que fazer. Nesta é verificada também qual a efetividade dos treinamentos recebidos.
Sociais: São os fatores relacionados a clima da empresa, ações da liderança, condições de trabalho entre outros.
Fisiológicos: São fatores relacionados a fisiologia das pessoas como fadiga, vontade de ir ao banheiro entre outras.
Portanto, quando em uma investigação de acidente aparecer a causa " falta de percepção de riscos" lembre-se de verificar os ativadores e você verá que existem causas raízes que explicam esta falta de percepção e que devem ser tratadas para evitar a reincidência dos eventos.

Escrito por Nonato Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário