Olhando rapidamente, as gotas que saem do ar condicionado não aparentam nada além do pinga-pinga nas calçadas. Mas, muitos não sabem que os condicionadores de ar podem somar vários litros dágua ao final do dia, permitindo ser reutilizada em práticas sustentáveis. Este reaproveitamento ésimples e barato de fazer, colaborando com o desenvolvimento ecológico do planeta, e ainda oferece economia para usuários ou instituições que praticam.
A água expelida pelo ar condicionado é imprópria para o consumo, pois contém impurezas presentes no ambiente, somente com um tipo de equipamento especial é possível torná-la potável. A coleta pode ser feita de duas formas: através do uso de baldes em instalações residenciais ou comerciais, ou então ser recolhida por meio de um sistema de drenagem projetado especialmente para a captação da água. Veja dois casos que deram certo:
Gotas do ar-condicionado lavam carros em Brasília
Há 18 anos, Roney Dias lava carros em frente a um prédio na Asa Norte no Distrito Federal. Seguindo a sugestão dos seus clientes, há cinco anos, Roney começou a arrecadar a água que cai dos aparelhos instalados ali no prédio. De forma simples e eficiente, ele usa 15 baldes com capacidade de 18 litros cada.
O resultado são 270 litros d´água por dia, suficientes para lavar dez carros e ainda sobra para o outro dia. De gota em gota, Roney reaproveita a água que seria desperdiçada e ainda incrementa sua renda mensal. Para ver a matéria publicada no G1 clique na imagem.
Escola paranaense usa água dos aparelhos para limpeza.
Pensando no desenvolvimento sustentável, o Colégio Sapiens, localizado em Umuarama no Paraná, instalou um sistema de drenagem em oito aparelhos split. Com baixo custo de material e mão de obra, em torno de 200 reais, a tubulação de PVC recolhe a água das máquinas que climatizam as salas de aula. A água coletada é usada por uma funcionária para a limpeza geral da escola, bem como na jardinagem.
O projeto contou com o seguinte cálculo para dimensionar a vazão da água: em média, cada aparelho de 12 mil BTU gera 300ml dágua por hora. Logo, se o ar condicionado ficar ligado das 7h às 19h irá gerar 3,6 litros. No caso das instalações da escola, os aparelhos totalizam 50 litros diários dágua, que são recolhidos em um único recipiente plástico. A tubulação está interligada às mangueiras de dreno dos oito aparelhos que são acionados das 7h ao meio dia.
O que acontece todo dia
A água é um elemento fundamental à vida, por isso deve ser utilizada de forma consciente evitando desperdícios. Ela está ligada diretamente ao processo de condicionamento, especialmente na retirada da umidade do ar. As gotas do ar condicionado deveriam ser recolhidas pelo sistema de drenagem do equipamento, mas em grande parte das instalações isto não acontece.
Geralmente, a água do ar condicionado fica pingando nas calçadas ou marquises, podendo gerar danos às pessoas que ali passam e também para as estruturas onde ocorre o gotejamento. Que tal repensar os hábitos e usar de forma consciente os recursos da natureza? A escolha está em nossas
mãos, ou dentro do balde.
Fonte: webarcondicionado
Nenhum comentário:
Postar um comentário