quarta-feira, 25 de março de 2015

Como anda o absenteísmo na sua empresa?



Absenteísmo nas empresas

Absenteísmo é uma palavra com origem no latim, onde absens significa "estar fora, afastado ou ausente". O absenteísmo consiste no ato de se abster de alguma atividade ou função.

O absenteísmo indica a tendência dos membros de empresas se afastarem de suas atividades por diversos motivos, seja para tratarem de assuntos referente à sua saúde, como também por problemas relacionados a acidentes dentro ou fora do ambiente do trabalho. 

O absenteísmo pode ser classificado em 2 grupos aos quais podemos estudar de forma separada:

  • Absenteísmo Ocupacional: Que possui como causa algum fato relacionado ao trabalho ou às atividades realizadas pelos empregados.

  • Absenteísmo Não Ocupacional: Que não possui causa direta com o trabalho, entretanto, causa o mesmo impacto para a empresa e para o governo.

O absenteísmo aumenta os custos para a empresa, e dificulta a concretização dos seus objetivos, podendo afetar de forma direta os seus resultados.

O absenteísmo pode ser causado por doenças, acidentes dentro ou fora do trabalho, por motivos familiares, motivos pessoais, dificuldades financeiras e de transporte, falta de motivação, atitudes inadequadas dos líderes da empresa.

Um outro ponto demonstrado por esse indicador, e que deve ser levado em consideração, é o clima organizacional, ou seja, se a empresa não possui um clima bom, com as pessoas se tratando e se relacionando bem, sendo companheiras umas das outras e trabalhando em equipe, isso pode causar afastamentos e portanto, aumento na taxa de absenteísmo.

Este é um indicador que todas as empresas não podem deixar de acompanhar visto a sua relevância tanto para o bem estar das pessoas, quanto para os resultados das empresas.

Escrito por: Nonato Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário